Entre os significados da palavra avoenga está o direito de suceder os antepassados – dar força e firmeza à raiz, à ancestralidade. É o que vem fazendo o artista plástico Manuel Dantas Suassuna: segue com a missão de distribuir e partilhar a criação, levando adiante as crenças, a arte e os sonhos de seu pai, o escritor Ariano Suassuna.
< AVOENGA (substantivo feminino) Patrimônio deixado após o encantamento. Direito de suceder em bens dos antepassados. Prioridade na aquisição do patrimônio deixado pelos antepassados. >
As tintas e cores, as formas e paisagens, o princípio e a herança de Manuel Dantas Suassuna foram reunidos em quadros e projeções para dar corpo à Avoenga, sua nova exposição, pensada sob a luz da perpetuação guiada pela arte.

A mostra terá sua linha mestra fincada nos ferros de marcar bois do Sertão do Nordeste. Em 1974, Ariano publicou Ferros do Cariri – Uma Heráldica Sertaneja. O livro trazia um alfabeto criado por ele, baseado nos ferros usados para assinalar a propriedade dos animais. Neles, com a aguçada visão estética que sempre carregou, o escritor enxergou a força da heráldica sertaneja em uma de suas representações. Tempos depois, o alfabeto foi reinterpretado e chamado de ‘tipografia armorial’, com fontes que hoje podem ser usadas no computador, pelo programador visual Ricardo Gouveia de Melo, que também assina a direção de arte de Avoenga.
“A Arte, de fato, não se explica. E uma Arte tão pessoal como a de Manuel Dantas Suassuna, mesmo permanecendo a Pintura em sua natureza de ‘coisa mental’, deve ser captada e fruída assim como foi criada, isto é, através da intuição, das revelações e iluminações da imaginação criadora”, afirmou Ariano Suassuna sobre a obra de seu filho artista plástico. Que a nova Avoenga siga a partilhar herança, trazendo como resultado a fruição natural e legítima da arte.

A Exposição Avoenga herança-heráldica será lançada no dia 06 de Julho de 2018, às 10 horas, na Sala Pajeú no Cais do Sertão e ficará aberta ao público até o dia 06 de Setembro de 2018. Com trilha sonora original criada pelo músico e produtor Berna Vieira, a exposição é composta por quadros de Manuel Dantas Suassuna, objetos cênicos e projeção de desenhos dos Suassuna, Ariano e Manuel. Haverá catálogo criado por Ricardo Gouveia de Melo e duzentos exemplares serão distribuídos na abertura do evento. Ostextos são de Adriana Victor; as fotografias, de Paolo Montanheiro. A produção é de Mariana Lima e Juanna Silvestre e montagem de Hermerson Cavalcante, Wilkson Azevedo e Gabriel Nascimento. A exposição Avoenga é uma realização da Oficina Armorial Artes e Comunicação LTDA, patrocinada pela Compesa e conta com a parceria da Empetur, Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer e Governo do Estado de Pernambuco.